Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dr. Furlan
  +artigos
   
Infarto Agudo do Miocárdio
 
 

 O Infarto Agudo do Miocárdio é uma situação de emergência das mais graves que podem ocorrer com o coração; tendo uma alta incidência de morte e de sequelas importantes para o funcionamento do nosso coração.

 Acontece quando entope um ramo das artérias coronárias - que são responsáveis pela irrigação sanguínea do músculo cardíaco.

 Este "entupimento" é consequente à rotura de uma placa aterosclerótica que é resultado de um processo inflamatório na parede da artéria, provocado pela penetração de colesterol na mesma.

 Veja na figura a seguir a anatomia das Artérias Coronárias que são em número de duas - Coronária Esquerda e Coronária Direita que se ramificam em ramos menores.

 

 

 Na figura abaixo, nós podemos observar um detalhe do trombo (coágulo de sangue) que se forma após a rotura da placa e a região arroxeada que demonstra a região do coração que deixa de receber sangue daquele ramo que obstruiu e necrosa (morre).

 


 

 Aqui você vê alguns cortes do coração mostrando a área de necrose.

 



 

 Os sintomas do Infarto do Miocárdio são, na grande maioria dos casos, dor forte no peito irradiada para o braço esquerdo ou para ambos os braços, sudorese, palidez, náuseas e vômitos.

 Outras vezes acontecem outras localizaçoes de dor como na boca do estômago, pescoço, mandíbula, braços ou nas costas.

 Às vezes o infarto pode ocorrer sem dor, principalmente em diabéticos.

 O Infarto requer atendimento rápido e internação em UTI. Se for antes de seis horas, é possível desobstruir a artéria causadora do infarto através de uma Angioplastia de Coronária (veja a figura abaixo). Mesmo assim é necessário a internação para o tratamento clínico, monitorizaçao e prevenção de complicações que podem ocorrer como bloqueios, arritmias, insuficiência cardíaca e reoclusão da coronária.

 

 

Dr. Antonio Izidoro Furlan

 
     
  Publicado em: 20/06/2010  
  A Angina de Peito é uma situaç...
 
...
 
...
 
 A aterosclerose é uma doença ...
 
...
 
O hábito de fumar já foi considerado uma coisa "chi...
 
...
 
O Prolapso de Valva...
 
...
 
A incidência de Diabetes está aumentando assustador...