Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dr. Furlan
  +dicas
   
Suplementos e Anabolizantes
 
     

Pelo que estamos vendo, em dezenas de academias e por parte de alguns treinadores pessoais ( de gente famosa ), cresce a terrível moda do uso de anabolizantes e pior ainda, dos "inocentes" suplementos vitamínicos estrangeiros, chamados de termogênicos ( não autorizados pela Vigilância Sanitária ) ou estimulantes para emagrecer tais como : XENADRINE ® , RIPPED FUEL® , entre outros, em cujas fórmulas encontramos substâncias estimulantes como hormônio de tireóide, anfetaminas, cafeína, efedrina, com inocentes apelidos de simples ervas chinesas ( Ma Huang!!!!). Esses tais suplementos de vitaminas etc, além de inúteis do ponto de vista científico, pois as temos numa alimentação balanceada, estão associados às citadas bombas estimulantes, causando, até em pessoas sem doenças cardíacas, crises de aceleração do ritmo cardíaco (taquicardias); falhas nos batimentos (extrassistoles) e angina ou dor no peito. Esses treinadores e os técnicos esportivos que não tem conhecimento farmacológico/científico, não devem indicar medicamentos ou orientar dietas para fortalecimento ou de emagrecimento ! São conhecidos os tais "professores de musculação" e amigos da academia, que sugerem tomar os suplementos sem problemas!!! CUIDADO com eles. Devemos lembrar ainda que essas substâncias são consideradas dopantes ( doping ) no esporte e as anfetaminas são drogas proibidas pela polícia.


O que são ANABOLIZANTES ( "BOMBAS" )


Temos entre outras a nandrolona injetável, dihidrotestosterona e outros. Essas substâncias foram descobertas no pós-segunda guerra e foram usadas para recuperar as vítimas dos campos de concentração , que estavam caquéticas / desnutridas . O seu uso médico nos pós-operatórios de grandes cirurgias, para mais rápida recuperação, principalmente para ganho de força muscular e melhora do estado geral foi intenso.

Aí é que entrou o lado "tirar vantagem" do ser humano. Atletas descobriram essa qualidade e passaram a usá-las para aumentar a o volume e a força muscular , com isso favorecendo esportes de força e de explosão. Nas academias muitos frequentadores as usam, inclusive, na formulação veterinária pela sua maior dosagem por unidade !!!

Danos causados à saúde : grande elevação dos níveis de gorduras, principalmente da fração LDL-colesterol e outra gordura também de risco, os triglicérides. Na Seção Médicas de Cardiologia do Exercício e do Esporte do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia tivemos alguns atletas de levantamento de peso, com menos de 30 anos de idade, usuários por muitos meses de anabolizantes, com diagnóstico de Infarto do Miocárdio, Hipertensão Arterial e Obesidade. Na literatura mundial de cardiologia estão descritas até mortes por infarto do miocárdio em jovens, provocadas pelo uso de anabolizantes. Mesmo o uso por pouco tempo de doses consideradas baixas, mas acima do recomendado, eleva o risco de cancer do fígado, dos testículo e dos ovários, além de "impotência sexual gerundi e oeundi", aparecimento da obesidade gonadal, mudança definitiva das características masculinas ou femininas da voz, aparecimento de barba e pêlos anormais nas mulheres, entre outras reações indesejáveis.

A maioria nega o uso dessas substâncias ou drogas, mas o ganho excepcional de massa muscular ... lava a desconfiar, pois não é possível conseguir num trabalho físico de puxar ferro (musculação) intenso, exagerado mesmo, ter como resultado uma grande hipertrofia muscular.


 
     
...
 
...
 
O Fumo e a Atividade Física ...
 
...
 
...
 
...
 
...
 
...
 
...
 
...