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Dr. Furlan
  +dicas
   
Exercícios Físicos
 
     

Exercícios

Local

 

Acessórios

Precauções

Como iniciar

Caminhada

Caminhe em locais planos e não-acidentados, como parques, pistas de corrida, etc.

Use sempre roupas confortáveis e calçados adequados (tênis macios ou sandálias para caminhada, como por exemplo papetes).

Evite calçados imprópios (chinelos, tênis desconfortáveis, sapatos).

Na primeira semana caminhe por 15 minutos, progredindo 5 minutos por semana até chegar a 45 minutos ou mais, de acordo com sua capacidade física.

Corrida

Procure correr em pistas planas, bosques, parques ou locais abertos

Use tênis próprios para corrida e roupas confortáveis e/ou adequados ao clima

Na rua, corra sempre contra direção do tráfego. Evite correr em asfalto ou calçamento por muito tempo

Comece devagar, adote um ritmo moderado e aumente gradativamente o tempo ou a distância da corrida.

Natação

Piscina

Use roupas adequadas para natação, inclusive toucas

Não deixe de usar óculos de natação para se proteger do cloro.

Inicie devagar até alcançar distância e/ou tempo confortável.

Ciclismo de Passeio

Ruas e terrenos nivelados

A bicicleta com marcha é a mais aconselhável, pois permite adequação à sua capacidade física.

Evite local com trânsito de carros e ruas molhadas, pois há riscos de acidentes.

Comece com 10 minutos e aumente gradativamente.

Ginástica Aeróbica

Salas e locais com ventilação

Use roupas e tênis adequados.

Realize alongamento e aquecimento antes de iniciar a ginástica.

 

Hidroginástica

Piscina

Use roupas adequadas para hidroginástica (maiô, touca, sunga).

 

Inicie devagar. Parte preparatória (aquecimento); parte principal (exercícios); parte final (relaxamento, alongamento).

 

 
     
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O Fumo e a Atividade Física ...
 
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