Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dr. Furlan
   
   
Tipos de gordura - Fontes
 
     

Gorduras Saturadas                                                                                               

A gordura saturada contribui para o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.

  • Carnes gordas ou com gordura aparente
  • Pele de aves
  • Bacon, toucinho, banha
  • Frios e embutidos (salsicha, linguiça, salame, presunto, etc)
  • Leite e iogurte integral
  • Queijos amarelos (prato, mussarela, provolone, parmesão, cheddar)
  • Catupiry e requeijão
  • Manteiga e creme de leite
  • Gema de ovo
  • Chocolates
  • Coco e leite de coco, azeite de dendê e óleo de palma
  • Pães recheados com queijos e folhados
  • Doces com creme, chocolate, leite integral, etc.

 Gorduras Trans                                                                                                      

Aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom) no sangue. Ela também é responsável pela produção da gordura visceral, que se acumula na região da cintura. Isso leva à síndrome metabólica, um conjunto de doenças graves: diabetes, pressão alta, alto nível de colesterol ruim e de triglicérides no sangue. 

  • Sorvetes cremosos
  • Margarinas hidrogenadas
  • Biscoitos em geral
  • Misturas para bolos
  • Macarrão instantâneo, etc.

 Gorduras Mono e Poliinsaturadas                                                                   

A gordura monoinsaturada e benéfica, visto que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Este tipo de gordura é o que deve ser consumido em maior quantidade.

A gordura poliinsaturada é também benéfica ao contribuir para a diminuição os níveis de colesterol no sangue. 

  • Óleos vegetais (soja, canola, girassol, milho, azeite, etc)
  • Oleaginosas ( nozes, castanhas, amêndoas, etc)
  • Sementes oleaginosas ( gergelim, linhaça, girassol, abóbora, etc)
  • Abacate
  • Azeitona
  • Peixes como salmão, atum, truta, anchova, sardinha, etc.

 Ácidos Graxos Ômega 3     

É um tipo de gordura poliinsaturada com propriedades benéficas para o organismo. Além de ajudar a reduzir o colesterol do sangue, também ajuda a diminuir os triglicerídeos (outra gordura do sangue) e evita a formação de trombos que provocam o entupimento dos vasos. 

Presente principalmente em peixes gordurosos, alguns óleos vegetais como o de canola, nozes e outros. O salmão vermelho, espécie que habita o oceano Atlântico e que se alimenta quase somente de plâncton, é considerado o peixe mais rico em ômega 3.

 Vale lembrar: apesar de ótimo para a saúde em geral, como todo alimento saudável, o excesso poderá ser prejudicial à saúde.

Esteja sempre de acordo com a orientação de seu Médico.

 

 

 

 
     
Mais dietas
 
...
 
...
 
...
 
...
 
O colesterol é uma gordu ...
 
...