Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dr. Furlan
          +notícias
   
Eu sou 12 por 8
 
   

O título desta campanha é uma alusão à meta para a Pressão Arterial, recomendada atualmente.

“Eu sou 12 por 8” é uma campanha humanitária do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com muitas outras entidades, para informar a população sobre como é importante aferir periodicamente a pressão arterial e mantê-la em níveis normais. A Campanha visa apoiar o trabalho dos médicos e profissionais de saúde, difundindo junto à população a importância de seguir as orientações médicas, fazer o uso regular da medicação e adotar bons hábitos para a melhoria da qualidade e da expectativa de vida.

A Campanha teve início no dia 26 de abril de 2010, Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão e será realizada de forma contínua. Mais de 50 cidades brasileiras fizeram ações de rua no dia do lançamento da Campanha. Mais ações estão previstas ao longo de todo o ano.

Hipertensão no mundo e no Brasil

A mortalidade por doenças cardiovasculares aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial a partir de 115/75 mm Hg de forma linear e contínua. A cada ano, cerca de 7,6 milhões de mortes, 14% do total, no mundo são atribuídas à hipertensão, sendo 54% por acidente vascular cerebral e 47% por doença isquêmica do coração. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países de baixo e médio desenvolvimento econômico e mais da metade em indivíduos entre 45-69 anos. A hipertensão não tratada pode reduzir em até 16,5 anos a expectativa de vida.

No Brasil, a hipertensão afeta 36% dos homens adultos e 30% das mulheres. Ocorrerem mais de 300 mil óbitos anuais por doenças cardiovasculares, dos quais 74% são atribuídos ao conjunto de acidente vascular cerebral, doença isquêmica do coração e doença hipertensiva. A doença renal crônica causa mais 10 mil óbitos anuais no país, ocasionando ainda a inclusão de 95 mil pessoas em programas de diálise. 

Médicos e profissionais de saúde são “12 por 8”

Cabe aos médicos o diagnóstico e a escolha do tratamento da hipertensão arterial. Muitos outros profissionais de saúde também atuam de forma importante no controle e estímulo à adesão do tratamento.
 
É importante que médicos e profissionais de saúde abracem e divulguem a Campanha no seu dia a dia para que cada vez mais e mais pessoas possam também ser “12 por 8”.

Acesse: www.eusou12por8.com.br 

Parcerias: CNI/SESI, ANVISA, Ministério da Saúde, APAH, FENAPHA.

Apoios: AstraZeneca, Novartis, Daiichi-Sankyo, Boehriger-Ingelheim, Torrent, Aché, Onron. 

 
   
...
 
...
 
Anos a mais de vida têm menos q...
 
...
 
É sempre bom estar atento a essas questões.Vejam essa reportagem que saiu na Gazeta do Povo:...
 
...
 
E tem gente que acha inofensivo e "massa"....
 
Este...
 
Brasileiro consome ma...
 
Brasileiro abusa do s...
 
CIGARRO E CORAÇÃO: COMBINAÇÃO MORTAL...
 
...
 
ALERTA...
 
...
 
No inverno todo cuidado é pouco! Saiu na folha de São Paulo....
 
O IMPACTO DO CLIMA FRIO ...
 
...
 
...
 
Macarrão instantâneo com tempero é campeão em sódio ...
 
...
 
A linhaça é um alimen...
 
...
 
Gostei dessa pizza: é saudável e tem uma cara muito boa....
 
Aconteceu no final de ab...
 
...
 
Revista ÉPOCA: Viv...
 
...