Apneia do Sono, também chamada de Apnéia noturna é uma desordem do sono caracterizada pela parada da respiração durante o sono. Estes episódios podem durar poucos segundos após os quais é retomada a respiração normal, mas para que a síndrome seja caracterizada, é necessário que essas pausas sejam maiores que 10 segundos e que o nível de oxigênio no sangue caia e que a pessoa desperte.
Na maior parte das vezes, as apneias não são suficientes para despertar a pessoa, mas há uma alteração no padrão de sono, passando do sono profundo para um sono mais superficial. Como este sono não é repousante, as manifestações típicas são uma sensação de “noite mal dormida” ao despertar, assim como fadiga e sonolência durante o dia.
Se uma pessoa apresenta estes sintomas, ronca, tem excesso de peso e irritabilidade, deve procurar seu médico e investigar a presença deste problema, que está relacionado a níveis maiores de pressão arterial e maior probabilidade de ter infarto do miocárdio e AVC.
Para fazermos o diagnóstico da apneia corretamente, se é apneia do sono ou não, necessitamos de um teste chamado Polissonografia. Níveis clinicamente significativos de apnéia do sono são definidos como cinco ou mais episódios por hora, detectados por este exame. Na atualidade esse exame pode ser realizado na clínica ou em casa e, neste caso, você vai com o aparelho instalado e dorme na sua casa.