Cintilografia Miocárdica.

Cintilografia Miocárdica é um teste em que a captação de um radioisótopo – material radioativo –  pelo músculo cardíaco é proporcional à sua perfusão (circulação sanguínea no íntimo do tecido muscular cardíaco). Pode-se fazer o exame em repouso e sob esforço físico ou stress farmacológico. Zonas isquêmicas – que recebem menos sangue e oxigênio serão reveladas.

A cintilografia miocárdica sob esforço tem um índice de acerto de 75 até 90% e um índice de falso-positivo de até 30% (ou seja, de dar positivo quando não é).

A cintilografia miocárdica está indicada para os seguintes casos:

1. Quando o ECG de repouso ou esforço apresenta alterações de difícil interpretação e gera dúvidas ou é ineficaz como quando a pessoa não atinge a frequência cardíaca mínima exigida para se poder interpretar o traçado eletrocardiográfico..

2. Para confirmar ou invalidar o resultado de um ECG de esforço, quando o traçado não está de acordo com o quadro clínico do paciente.

3. Quando o paciente não tem condições de realizar o Teste Ergométrico por problema ortopédico ou respiratório, ou também por sequelas neurológicas ou de coordenação motora.

4. Para avaliar se lesões coronarianas moderadas estão causando problema de circulação no músculo do coração na área que recebe sangue daquele ramo onde está essa obstrução.

5. Para avaliar viabilidade de uma área que apresenta déficit ou ausência de contração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Deseja conversar comigo?
Olá, posso te ajudar?