Dislipidemias

A dislipidemia é caracterizada por uma alteração nos níveis das gorduras no sangue. As que têm importância clínica são o Triglicérides e o Colesterol e suas frações. Essas alterações podem ocorrer devido a fatores genéticos e relacionados com a alimentação desequilibrada.

Basicamente existem três tipos de dislipidemia: Hipercolesterolemia isolada; Hipertrigliceridemia isolada; Dislipidemia mista.

Valores normais:

A princípio se considera normal para o colesterol até 200 mg/dl e 180mg/dl para menores de 18 anos e para o Triglicérides até 150mg/dl. Entretanto, após vários estudos realizados nos últimos anos, se chegou a conclusão que a meta muda dependendo do grau de risco de cada paciente.

Esse grau de risco depende de uma análise individual do paciente. Para isso levamos em conta os valores do LDL Colesterol que é aquele que penetra na camada íntima da artéria e provoca o processo inflamatório que vai culminar na formação da placa de ateroma.

• • Risco baixo: aquele que não tem Fatores de Risco para Aterosclerose cuja meta para o LDL Colesterol é 130mg/dl.
  • Risco médio: Aquele que tem vários Fatores de Risco para Aterosclerose ou é Diabético cuja meta para o LDL Colesterol é 100mg/dl.
  • Risco Alto: Aquele que tem evidências de placas de Ateroma em exame das artérias – Carótidas, Coronárias etc, cuja meta para o LDL Colesterol é 70mg/dl.
  • Risco Muito Alto: Aquele que já teve episódio de complicação da placa de Ateroma – Infarto do miocárdio, AVC, Isquemia transitória, Cirurgia de Revascularização do miocárdio(ponte de safena), Endarterectomia de Carótidas, colocação de stent coronariano ou carotídeo, cuja meta para o LDL Colesterol é menos que 50mg/dl.

PERGUNTAS FREQUENTES:

O que é o colesterol e suas frações?

O colesterol é uma gordura produzida pelo nosso fígado e também está presente em alguns produtos de origem animal. Ele é essencial para várias funções no nosso organismo como, por exemplo, na produção da bile, de membranas celulares, de hormônios e no metabolismo de algumas vitaminas.

O colesterol total é uma combinação dos níveis de HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim).

O LDL, conhecido como colesterol ruim, pode penetrar nas paredes das artérias formando a placa de gordura a passagem de sangue. Quanto mais elevado, maior o risco de doenças cardíacas.

O HDL, conhecido como colesterol bom, ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevadas as suas taxas, melhor

Quais são as consequências da dislipidemia?

Taxas elevadas de colesterol podem propiciar a formação de placas nas paredes das artérias, impedindo a passagem de sangue para o coração e para outras partes do corpo como o cérebro. Quanto mais elevadas as taxas, maior o risco de aparecimento da doença. Junto com os altos níveis de colesterol, o tabagismo, sedentarismo, estresse, obesidade, diabetes, pressão alta, idade e fatores genéticos também estão relacionados a um maior risco de doenças cardíacas.

Atividade física ajuda na melhora de dislipidemia?

A prática de atividade física tem, comprovadamente, sido eficaz na melhora dos níveis de colesterol sanguíneo. Ela é capaz de aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), além de auxiliar na melhora de outros fatores associados a doenças cardíacas como: diabetes, obesidade, etc.

Qual o tratamento?

Primeiro, é preciso adotar um estilo de vida saudável, ou seja, alimentar-se melhor, praticar atividades físicas, evitar o estresse, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas, reduzir o peso e controlar doenças associadas, como o diabetes. O uso de medicamentos pode ser necessário e deve ser indicado pelo seu médico

O que são os Triglicérides ou Triglicerídeos?

Os triglicerídeos são gorduras produzidas pelo corpo (endógena) ou ingeridas através dos alimentos (exógena). Os triglicerídeos exógenos são aqueles absorvidos após uma refeição rica em gorduras, já os triglicerídeos endógenos são produzidos pelo fígado a partir de certos alimentos ricos em carboidratos simples (açucares, doces, etc.), carboidratos complexos (arroz, massas, pães, etc), gorduras e bebidas alcoólicas.

Dr. Antonio Izidoro Furlan