Teste Ergométrico ou Teste de Esforço

Serve para avaliar o coração sob condições de estresse.

O Teste ergométrico, também chamado Teste de Esforço é realizado em Esteira Ergométrica e é o exame cardiológico não invasivo mais útil para avaliação rotineira de paciente com dor no peito ou assintomático, no sentido de detectar alterações no eletrocardiograma consequentes à falta de oxigenação no músculo cardíaco devido a entupimento de coronárias.

Também é usado para medirmos a resposta pressórica ao exercício, se a medicação antihipertensiva está sendo eficaz, além de avaliar a capacidade física do paciente e algumas arritmias.

A incidência de complicações do exame é baixa, cerca de 1 acidente por cada 1000 exames realizados. O perigo é maior nos pacientes com angina instável. A estenose aórtica e a Hipertrofia septal assimétrica são uma contraindicação para o exame.

O teste deve ser abortado se ocorrer hipotensão arterial ou pico hipertensivo importante, angina persistente, arritmias graves ou alterações no ECG que demonstrem isquemia miocárdica – falta de oxigênio no músculo cardíaco.

As principais indicações do ECG de esforço são:

1. Confirmar o diagnóstico de angina.

2. Determinar a severidade da limitação causada pela angina.

3. Determinar o prognóstico com doença coronária conhecida, inclusive nos infartados em recuperação, afim de detectar os pacientes de risco maior ou menor.

4. Avaliar a resposta ao tratamento.